(Re)Pensando a Saúde Mental e os Processos de Desinstitucionalização

Baixar (Re)Pensando a Saúde Mental e os Processos de Desinstitucionalização Grátis

O manicômio, com sua função de exclusão, aniquilação de subjetividades e de vidas, foi considerado o lugar de destino e disciplina de todos os estilos de indesejados que não se ajustavam às normas. No Brasil, todavia, an intensa luta política por parte dos militantes do Movimento de Luta Antimanicomial, os avanços do progresso técnico, com an implementação de serviços substitutivos e novas forma de controle, tornou sua existência, como estrutura material, obsoleta. Mas isso não significou a superação dos desejos de manicômio, expressadas nas “novas cronicidades” dos serviços de saúde mental do pátria. Além disso, percebe-se nos dias de hoje a persistência de um abandono de atenção e investimentos, em todos estes níveis. O foco no objeto, na busca pelo órgão doente, e, portanto, a suspensão de a 100% elemento subjetivo presente na experiência do “estar fora de si”; o relacionamento diferenciado entre quem é imputável e pode gerir os problemas da vida e quem está submetido an um Outro que decide sobre sua vida; a validade dos conceitos de saúde e normalidade, balizados por critérios relacionados à lucratividade e à manutenção da cultura da exclusão e da marginalização, têm sido elementos persistentes no território da Saúde Mental. É preciso, então, (Re)pensar a Saúde Mental e os processos de desinstitucionalização. O livro que o leitor tem em mãos é nossa cota nesse sentido, uma vez que oferece análises preciosas sobre as histórias, as formas de intervenção e os desafios ético-políticos que todos necessitam conhecer paran um atuação crítica e transformadora no campo da Saúde Mental.


Categoria: Universitários, Técnicos e Profissionais

Detalhes

Editora

Appris

Idioma

Português

ISBN

9788547306731

DATE

2018-02

Autor

Aluísio Ferreira de Lima

6 Avaliações para "(Re)Pensando a Saúde Mental e os Processos de Desinstitucionalização"

  1. avatar1

    Joao Vidal

    OBRIGADO!

  2. avatar2

    Andre Campos

    Estou muito feliz por tê-lo encontrei. Vou começar a ler esse final de semana :)

  3. avatar3

    Ana

    Como é baixado? Eu não consigo encontrar :S

  4. avatar4

    Pedro

    Fácil de baixar, mais um pouco chato ter que se registrar...

  5. avatar5

    Barbara Castro

    Gostei muito deste livro! Eu recomendo totalmente!

  6. avatar6

    Danilo

    Eu comprei a versão física do livro, mas perdi quando me mudei. Eu queria ler novamente, mas não queria pagar novamente, obrigado!

Adicione avaliação

Tags:

Baixar (Re)Pensando a Saúde Mental e os Processos de Desinstitucionalização, (Re)Pensando a Saúde Mental e os Processos de Desinstitucionalização epub Grátis, (Re)Pensando a Saúde Mental e os Processos de Desinstitucionalização pdf Grátis, ebookGrátis, (Re)Pensando a Saúde Mental e os Processos de Desinstitucionalização online Grátis